Todo dia 29 é hora de fazer 7 pedidos enquanto se come nhoque. A lenda diz que este ritual milenar atrai sorte e prosperidade. No blog da Cozinha Retrô compartilhamos uma receita de nhoque de abóbora japonesa delicioso, daqueles que desmancha na boca, sabe? Também contamos um pouco mais sobre essa história que envolve santos e recompensas por generosidade. Você vai se animar a ir para a cozinha!
O universo da culinária é repleto de simpatias e lendas sobre alimentos e pratos com super poderes. No Brasil, a simpatia do nhoque da fortuna é bem popular. Sua história vem de séculos. A versão mais propagada conta que São Pantaleão procurava um prato de comida em um vilarejo italiano, num dia 29, e foi acolhido por uma família humilde, que dividiu o nhoque que dispunha. A refeição rendeu 7 unidades de nhoque para cada um à mesa. Ao recolher os pratos, a família descobriu que havia moedas de ouro embaixo de cada prato. Daí surgiu o ritual que é celebrado em muitos países.
A simpatia – No dia 29, comer em pé as 7 primeiras unidades de nhoque. Cada vez que comer um nhoque faça um pedido. Antes de começar a comer, coloque uma moeda ou uma nota embaixo do prato. Existem muitas versões sobre o que fazer com o dinheiro, mas a que mais gostamos é a de doar para alguém que está necessitado.
A receita de nhoque - As pessoas costumam fazer caras assustadas quando escutam sobre fazer nhoque em casa, mas, de verdade, basta preparar uma primeira vez para ver que é simples. Nesta receita da chef Elis do @cozinhandocomelis os legumes podem ser cozidos no micro-ondas, deixando o processo bem prático, sem desculpa para pular o dia 29!
A sugestão de molho é bem simples, manteiga com sálvia, combinação perfeita para este nhoque de abóbora
Receita de nhoque de abóbora japonesa
Rendimento: 4 a 6 porções
Ingredientes:
- 500 g de abóbora sem casca e sementes
- 200 g de batata descascada
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- Azeite
- Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
- Corte a abóbora e a batata em pedaços, coloque em uma travessa, acrescente um fio de azeite e misture. Cozinhe os legumes por 7 minutos no micro-ondas. Passe no espremedor de batata ou amasse bem com um garfo ou amassador de batata. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta a gosto.
- Espere esfriar e adicione 1/2 xícara de farinha de trigo, sem sovar, apenas para misturar.
- Corte a massa em pedaços e faça um rolo com cada pedaço, corte os nhoques no tamanho que desejar. Se tiver em casa, use a tábua de nhoque para modelar com as ranhuras igual nhoque de restaurante.
- Unte uma assadeira grande com óleo.
- Em uma panela, ferva 3 litros de água e quando ferver acrescente 1/2 colher de chá de sal.
- Com a ajuda de uma escumadeira, coloque os nhoques na água fervente e assim que subirem à superfície pode retirar. Escorra bem a água e coloque os nhoques na assadeira untada.
Molho de manteiga e sálvia
Em uma frigideira derreta a manteiga e acrescente a sávia e mexa a frigideira por cerca de 2 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Seleção de produtos da loja Cozinha Retrô (clique nos títulos);
Tábua para nhoque e garganelli – feita na Itália
Saco para cozinhar batata no micro-ondas
Galheteiro de vidro para azeite cone
Galheteiro de vidro italiano Officina
Garrafa de vidro italiano para azeite Optima 250 ml
ONDE NOS ENCONTRAR
Loja on-line: http://www.cozinharetro.com.br
Blog: https://www.cozinharetro.com.br/blogs/news
Instagram: https://www.instagram.com/cozinha_retro
Pinterest: https://br.pinterest.com/cozinharetro
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cozinharetro
Youtube: https://www.youtube.com/c/CozinhaRetrô